sábado, 30 de abril de 2011

Refrigerante Made in: Sua Casa



Se você é daqueles que não gosta de refrigerante industrial como eu ou não toma coca-cola porque já a testou como desentupidor de pia e viu que funciona, pode ser que ainda mude de idéia quando provar algumas receitas caseiras de refrigerante orgânico cuja quantidade de açúcar e de gás você poderá controlar de acordo com o seu paladar. Além disso, dá para usar como um toque especial em bebidas destiladas, salada de frutas, sorvetes, etc. Muito fácil, super barato e dá para saber o que vem dentro da garrafa....

segue abaixo as duas receitas que eu já testei e ficaram boas:

Refrigerante de Menta

Colocar as folhas de menta (50g) em uma panela grande, acrescentar o açúcar (250g – aqui em casa usamos o açúcar de frutas [frutose], mas pode ser qualquer um) e macerar tudo com um socador de madeira ou pilão até o açúcar e a menta se unirem e virarem uma pasta.

Acrescentar água fervente(300ml), mexer um pouco, tampar a panela e deixar descansando durante umas 2h no mínimo, até esfriar completamente.
Coar esse líquido em outra panela menor apertando ao máximo a menta para extrair todo o aroma. Esquente a panela em fogo baixo, sem parar de mexer, até dissolver o açúcar. Deixe ferver durante 2 min. Se quiser, acrescente algumas gotas de corante verde alimentar-natural (opcional).

Envase imediatamente numa garrafa (400/600ml) esterelizada e ainda morna e feche com uma rolha ou tampa de plástico que também deve estar esterelizada. Em seguida, guarde na geladeira e quando for consumir misture com água com gás ou sem, como preferir.

Refrigerante de Morango

Tirar os cabinhos dos morangos, cortar em pedaços pequenos e colocá-los em uma panela com água (200 ml) e suco de limão (1 colher de sopa). Cozinhar em fogo baixo até soltar um pouco do suco. Amassar com um pilão ou com o cabo de uma colher de madeira.

Quando a fruta estiver amassada, coar em um coador que esteja forrado com gaze ou pano de cozinha (esterelizado) em uma outra panela. Expremer os morangos até sair todo o suco. Acrescentar uma vagem de baunilha aberta ao meio e açúcar (ou frutose - 150/200g) e cozinhar, sem mexer, em fogo baixo até o açúcar dissolver. Ferver durante 5 min.

Retirar a vagem da baunilha (coar se quiser por causa das sementes) e envasar imediatamente em uma garrafa grande ou duas pequenas, garrafa e tampa devem estar esterelizadas. Guardar na geladeira e agitar antes de consumir misturando em um copo água com ou sem gás. Essa receita pode ser com outra fruta vermelha de sua preferência no lugar do morango.


Mais legal ainda é reaproveitar as garrafas de casa!

Logo mais publico de outros sabores...disfruitem

3 comentarios:

  1. Essa receita só não é melhor que a do tomate seco caseiro.

    ResponderEliminar
  2. quando provar todas essas receitas, você vai pirar! são ótimas todas!

    ResponderEliminar
  3. victorino...faça para o tito!

    ResponderEliminar