domingo, 22 de mayo de 2011

ESQUERDA, DIREITA OU CENTRO? NO, GRACIAS, AGORA É PARA CIMA!

Rosas presas no cabelo e na roupa, alegria e indignação, pessoas acampadas, cartazes sem a logomarca de nenhum sindicato ou partido político e comida grátis cuja retribuição é apenas estar ali, presente, refletindo ao lado de milhares de pessoas sobre qual caminho seguir onde a evolução social e humana sejam o norte. Evolução esta que, pacificamente, está se tornando uma Revolução e fazendo o mundo recordar da famosa Revolução Espanhola que houve entre 1936 a 1939.

Estes são alguns traços do “despertar”, digamos, da sociedade espanhola que está tomando uma dimensão sem precedentes em diversos pontos do país e atingindo também a outros pontos do globo. Já se fala em não levantar acampamento após as eleições regionais que ocorrem neste domingo apesar da proibição do governo.

O povo está nas ruas, e de maneira relativamente organizada. Ver a Praça Catalunya, principal praça da cidade, ocupada por gente de todas as idades, várias classes sociais e ideologias políticas diferentes, reivindicando apenas que algo mude e que essa crise econômica mundial provocada por uma minoria mal intencionada não seja paga pelos cidadãos comuns, é de arrepiar a alma. É sentir que as pessoas estão vivas e despertas, com vontade de sonhar, ainda que não saibam muito bem onde irão chegar.

E como não é comum que a mídia tradicional divulgue este tipo de informação para não incentivar essa movimentação em outros países (ojalá!), nós do naranja orgánica decidimos fazer a cobertura e postaremos fotos e vídeos para quem quiser acompanhar o que está rolando aqui em Barcelona. A nossa maior e única arma é a internet. Divulguem!
















1 comentario:

  1. Los pueblos van descubriendo que el capitalismo no funciona, y a los pocos van uniendo sus descontentos...

    ResponderEliminar